Raquel Martins
|
|
A ARTISTA:
"O retrato é uma forma de arte quase tão antiga quanto a própria Arte, uma das mais pessoais e preciosas, para ser partilhada pelas gerações seguintes.
O retrato é a Arte das Élites, ou seja, a Arte Burguesa por excelência nos ultimos séculos.
Não há retratos sem pessoas que queiram ser retratadas, que queiram perpectuar a sua cara ou às vezes a sua alma. Foi assim em todo o mundo.
Tem de ser uma obra valorizadora do retratado, esteticamente quase perfeita, civilizada, superficial, polida, agradável, sugestiva, e artificial. A nitidez dos traços, o rigor quase fotográfico, a definição absoluta dos limites entre o sujeito e o meio ambiente não é mais do que express
Nasci em Moçambique, estudei na África do Sul, e actualmente resido e trabalho em Lisboa.
Sou retratista como profissão há mais de uma década, nunca tendo no entanto descurado a pintura criativa que é a minha forma de expressão.
Os meus retratos começam em regra pela encomenda (directa ou indirectamente), seguindo-se da escolha das fotografias ou sessão fotográfica se fôr caso disso.
É então sobre a fotografia que se inicia o meu trabalho artistico, solitário em estúdio, da criação da cena, e no enquadramento dos ambientes. A base fotográfica é condicionante em termos de técnica pictórica já que o meio é a mensagem exacta do retratado."
SITIO INTERNET:
Clique aqui
EMAIL: