Antonio Pedro
O ARTISTA:
Antonio Pedro nasceu no bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro, em 1946, filho de importantes famílias portuguesa e francesa. Aos 11 anos de idade, órfão de pai, transferiu-se para os Estados Unidos com a mãe, que assumiu um posto na OEA - Organização dos Estados Americanos. Fez o correspondente ao curso ginasial na Calvert School, em Washington DC. De volta ao Brasil, em 1961, iniciou o curso científico no Colégio Melo de Souza, concluindo-o no Mallet Soares.

Atraído desde criança pelo desenho, Antonio Pedro começou a pintar em 1965 com intenções profissionais. Em 1966, por indicação de Rodrigo Mello Franco, amigo da família, tornou-se aluno de Frank Shaeffer, que o orientou sobretudo no domínio da composição. No ano seguinte ingressou na Escola do Parque Lage, no Rio, onde teve Iberê Camargo como professor.
Outros assuntos me sensibilizam fortemente, como a proteção aos animais e a natureza, por isso as vezes eles aparecem na minha obra. De qualquer forma, a pintura é algo que se impõe na minha vida e não passa pela minha razão.

Em 1968, Antonio Pedro mudou-se com a mãe para Petrópolis, ingressando na Faculdade de Filosofia da Universidade Católica, na qual diplomou-se em 1971. Em 1972, no Rio, matriculou-se na Escola de Pintura de Ivan Serpa, localizada no bairro de Ipanema. Confessa: "Com Serpa compreendi, finalmente, o sentido do trabalho de arte. Ele não me disse o que é a arte, mas o que decididamente ela não é. Com ele compreendi que a arte acontece no domínio do imponderável, que ela é uma coisa essencialmente espiritual".

Em 1977 conquistou uma vaga na Faculdade de Medicina de Petrópolis. Sem abandonar a pintura, concorreu e foi aceito, no ano seguinte, no Salão Nacional de Artes Plásticas, da FUNARTE, no Rio, no qual voltou a expor em 1981, conquistando então, o Prêmio de Viagem ao Exterior. Entre outros salões, participou, em 1983, na Sala Especial dos Ganhadores do Prêmio de Viagem de 1942 a 1982. Em 1984, esteve presente com suas obras no Salão Nacional de Belo Horizonte. Em 1986, Antonio Pedro participou da mostra "Arte Hoje", no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro. Neste mesmo ano, realizou sua primeira exposição individual em São Paulo, na Galeria Paulo Prado, na qual voltou a expor individualmente em 1989. Nos dois últimos anos tem desenvolvido ainda trabalhos pictóricos para o teatro.

Antonio Pedro diplomou-se em medicina em 1982, dedicando-se inicialmente aos trabalhos de pesquisa no campo da Biofísica/Neurobiologia, na Ilha do Fundão, no Rio. Atualmente divide seu tempo entre a pintura e a Clínica Psiquiátrica Santa Mônica, de Petrópolis, no qual é plantonista de Clínica Geral.

EDUCAÇAO
1966 Toma-se aluno de Frank Schaeffer
1967 Torna-se aluno de Iberê Camargo
1968 Mudança para Petrópolis, RJ e ingresso na Faculdade de Filosofia na Universidade Católica de Petrópolis
1971 Graduação em filosofia pela UCP
1972 Matricula-se na escola de pintura de lvan Serpa
1977 Ingressa na Faculdade de Medicina de Petrópolis
1982 Graduação em medicina pela Faculdade de Medicina Petrópolis


EXPOSICOES:
1973 Participação no 5º Salão de Verão, promoção do Jornal do Brasil, Light e Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro
1974 Participação no 6º Salão de Verão, promoção do Jornal do Brasil, Light e Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro
1975 Participação no 14º Salão Nacional de Arte Moderna, no Palácio da Cultura, no Rio de Janeiro
1975 Participação no 24º Salão Nacional de Arte Moderna, no Rio de Janeiro
1978 Participação no 1º Salão Nacional de Artes Plásticas, no Palácio da Cultura, no Rio de Janeiro
1981 Participação no 4º Salão Nacional de Artes Plásticas, no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro, onde ganhou o "Prêmio de Viagem ao Exterior ", na categoria pintura
1983 Participação no 6º Salão Nacional de Artes Plásticas, no Rio de Janeiro, onde foi convidado a participar da "Sala Especial dos Artistas Premiados com Viagem"
1984 Participação no 7º Salão Nacional de Artes Plásticas, no Museu de Arte Moderna, no Rio de Janeiro
1984 Participação no 16º Salão Nacional do Museu de Arte de Belo Horizonte
1986 Participação da Sala "Exibição Especial Arte Hoje" da Galeria Eliseu Visconti, no Museu Nacional de Belas Artes, e obra no acervo do mesmo
1986 Exposição na Galeria Paulo Prado, em São Paulo
1989 Exposição na Galeria Paulo Prado, em São Paulo
1990 Exposição Coletiva Especial de "Arte e Medicina " na Galeria Sadalla, em São Paulo


CRITICAS:
Na Galeria Paulo Prado (Jardim América), o médico, filósofo e pintor Antônio Pedro, expõe uma série de obras figurativas pintadas com tinta acrílica sobre tela. Ele mostra em suas 32 obras, datadas de 85 e 86 um dos mais dotados artistas da linha expressionista. São figuras femininas e masculinas em ambientes soturnos, opressivos como se estivessem próximos de acontecer momentos de tragédia. Antônio Pedro, com carreira recente, iniciada nos salões oficiais paulistas ( em 78 ), já faz parte de um grupo que revela um extremo rigor. As figuras paradas, se entreolham na expectativa de um drama que a todo momento pode acontecer. Nele há qualquer coisa semelhante à arte de Dubuffet ou ao seu patrício Iberê Camargo.
Poucas vezes a pintura conseguiu no Brasil atingir uma densidade dramática sem recorrer a gestos decompostos ou formas que em toda a sua tranqüilidade, no fundo traduzem inquietação. Isto pode-se explicar: Antônio Pedro formou-se em medicina, na Universidade de Petrópolis, além de ter uma formação filosófica. Medicina e filosofia dão sua cooperação para um dos mais dotados expressionistas brasileiros. À primeira vista, trata-se de uma pintura bem posta, elegante e até sociável. No entanto, sob esta manifestação há uma explosão prestes a acontecer.


Flávio de Aquino - Revista "THE VOICE" - 1987

Pensador, médico e pintor, cujo talento está sendo aplaudido unanimemente pelos principais críticos de arte do Brasil, Antonio Pedro inaugura hoje uma das melhores mostras individuais e expressionistas do ano...

O Estado de S. Paulo - 4/12/86

A grande revelação do ano (não há o menor exagero nisto) fica por conta de Antonio Pedro, um pintor que também é medico e pensador, "descoberto" por Paulo Prado, um dos mais cultos e competentes marchands do Brasil... uma individual destinada a marcar, com inteligência, a nossa pintura de fundo expressionista, onde emergem talento, invenção, força, denúncia".

O Estado de S. Paulo - 01/12/86


SITE INTERNET PESSOAL:
Clique aqui


EMAIL:
Email