Maria Eduarda Guimarães
A ARTISTA:
"Quando tudo aconteceu...
Nasceu em Lisboa em 1944.Começo da actividade artística desde muito jovem. Frequenta a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Licenciatura em Artes Plásticas na École Nationale Supérieure de Beaux-Arts de Paris, onde obteve uma especialização em mosaïco bizantino ,depois de ter obtido o prémio "Prix de Rome". Trabalha desde então em mosaïco bizantino, pintura a óleo e gravura a tinta da china."


DESCRIÇÃO DE TECNICA:
Painéis de mosaïco bizantino, executados com materiais de mármore, granito e vidro. Incrustados em cimento, reforçado com uma rede de arame no interior para melhor rigidez e protecção do painel. Cada pedra é inteiramente partida á mão, sendo as côres as autenticas da pedra e do vidro, não interferindo absolutamente nenhum tipo de pintura.

Execução seguindo rigorosamente a técnica bizantina.

"Trabalho da pedra, filosofia da vida, em que esta transforma por completo o ser humano. O artista trabalha a sua pedra interior, para salvaguardar a sua pureza original. Essa força mística que sobe da vertigem dos sentidos, arrasta a inteligência que acolhe essas sensações para as encadear nos seus cimos.

A aventura do homem é uma oscilação contínua entre a sua insaciável vontade de se tornar um animal inteligente, e o seu insaciável desejo de permanecer um deus confuso."


EXPOSIÇÕES INDIVIDUAIS:

1967

Primeira exposição em Lourenço Marques (Moçambique).

1970

Clube Franco-Português da Juventude, Salão dos Artistas Franceses (Grand-Palais).

1971

Salão dos Artistas Franceses (Grand-Palais)-Paris, Maison des Jeunes et de la Culture-Thiais-França.

1972

23º Grande Prémio Internacional de Pintura (Deauville),Tóquio (Japão).

1973

Grand Prix de Rome (Concurso de Finalistas)- École Nationale Supérieure de Paris,
Salão dos Artistas Franceses (Grand-Palais),Galeria Raymond Duncan (Paris),2º Salão de Artes Plásticas de Noisy-le-Grand (França)

1974

Salão dos Artistas Franceses (Gand-Palais),obtendo a Medalha de Prata na secção de Arte Monumental - Mosaico Bizantino.

1975

Salão dos Artistas Franceses (Gand-Palais),obtendo a Medalha de Ouro, recompensa pela 1º vez atribuída a um artista português, Maison des Jeunes et de la Culture-20º Arrond.(Paris).

1976

Membro do Juri do Salão dos Artistas Franceses (Gand-Palais),Salão dos Artistas Franceses (Hors Concours).Tendo obtido a maior recompensa do Salão, nunca mais precisa de passar diante do júri, Salão d´Automne (Paris).

1977

Mairie do 20º Arrond. De Paris, Restaurante "Les Muses", Salão dos Artistas Franceses (Hors Concours), Salão Violeta-Mairie do 4ºArrond. de Paris, Salão de Inverno (Museu Postal)-Paris.

1978

Salão dos Independentes (Grand-Palais)-Paris,Salão do 10 ao 15-Mairie do 4º Arrond. De Paris, Salão Violeta, Salão dos Artistas Franceses (Hors Concours).

1979

Salão dos Independentes, Salão dos Artistas Franceses, Mairie do 20º Arrond. de Paris.

1985

Salão dos Artistas de Pontoise, Salão dos Artistas Franceses (Hors Concours).

1988

Salão dos Artistas Franceses (Grand-Palais)-Grande Prémio de França de Artes Plásticas,20º Salão da Academia Internacional de Lutéce (Paris).

1989

Salão dos Independentes, Salão dos Artistas Franceses (Hors Concours).

1990

Salão dos Independentes,2º Salão de Arte Sacra (Franconville), Salão dos Artistas Franceses (Hors Concours).

1991

Exposição no Casino de Trouville-França, Bienal Internacional de São Paulo (Brasil),Salão dos Artistas Franceses (Hors Concours).

1991 a 1993

Chefiei a Delegação Portuguesa da International des Arts et des Lettres, organizando vários encontros de Poesia e Música Clássica Portuguesa, Brasileira e Francesa, com o patrocínio da Embaixada do Brasil em Paris.
Desenvolvi um Intercâmbio Cultural Portugal-França com a Sociedade Portuguesa de Autores, organizando o Concurso Internacional de Poesia Florbela Espanca e atrição da Medalha Internacional das Artes e Letras, atribuídas entre outros a Natália Correia, Urbano Tavares Rodrigues, David Mourão Ferreira, etc.

1992

Federação Nacional da Cultura Francesa em Deauville, obtendo a Medalha de Bronze, Exp.Seigneurs de L´Art- Aix-en-Provence (França), Salão dos Independentes, Salão dos Artistas Franceses (Hors Concours).

1995

Exp. na Sociedade Portuguesa de Autores.

1996

Exp. Na Igreja de São Luís dos Franceses (Lisboa),Exp. na Casa da Guia (Cascais).Execução de um painel de Mosaico Bizantino, com as Armas do Príncipe D. Afonso de Bragança.

1997

Exp. na Casa da Guia (Cascais).

1998

Encomenda de dois painéis de Mosaico Bizantino para o Museu de Macau.

1999

Aquisição de vários painéis de Mosaico Bizantino para os Estados Unidos.



RECOMPENSAS:

1972 Grand Prix de Rome.
1974 Medalha de Prata do Salão dos Artistas Franceses.
1975 Medalha de Ouro do Salão dos Artistas Franceses .
1988 Grande Prémio de França de Artes Plásticas, Medalha de Prata do 20º Concurso da Academia Internacional de Lutéce (Paris).
1992 Medalha de Bronze do Salão da Federação Nacional da Cultura Francesa (Deauville).


CONDECORAÇÕES:

1973 Insígnias de Chevalier du Mérite Culturel et Artistique.
1977 Insígnias de Chevalier de l´Encouragement Publique- Atribuído por serviços prestados a Obras Sociais, em que a Obra Artística intervém directamente, Medalha de Prata do Grand Prix Humanitaire de França, pela mesma razão da precedente.
1979 Insígnias de Officier de l´Encouragement Publique.
1987 Medalha de Bronze da Rennaissance Internationale des Arts et des Lettres (Promoção de 14 de Julho).
1992 Medalha de Ouro da Rennaissance Internationale des Arts et des Lettres (Promoção de 14 de Julho), Médaille D´Or Avec Rosette da Federação Nacional da Cultura Francesa, pelo conjunto da sua Obra.
1994 Cravatte D´Or da Federação Internacional da Cultura Francesa .


SITE INTERNET PESSOAL:
Clique aqui


EMAIL:
Email